terça-feira, 12 de julho de 2011

A Entrevista

   Antes de tudo, quero pedir desculpas pela falta de acentos e cedilhas, mas meus textos terao de ser assim. Detesto linguagem "internetes", mas em alguns casos serei obrigada a fazer uso dela.

   Bom, sei que nao apareco ha' dias por aqui, mas as ultimas semanas foram corridas, a viagem, a mudanca, tudo. Como nao quero perder a cronologia dos fatos, vou contar hoje sobre a minha entrevista e depois atualizo tudo, ate' a minha vida daqui.


   Minha entrevista estava marcada para as 7 horas e 15 minutos do dia 28 de junho. Alex estava comigo. Queriamos ir juntos, porque alem de causar uma boa impressao, eu me sentiria muito mais confortavel e confiante. Acordamos cedo e chegamos no consulado as 6:45am. Fomos para a fila, que nao e' a mesma do visto de turismo. Na nossa frente, oito pessoas.

   As 7 horas, uma funcionaria do consulado passou por cada um de nos para verificar a documentacao, na rua mesmo. Ela olhou minhas fotos - eu tinha duas diferentes - e mesmo assim (como contei no post da lista de documentos) ela disse que nao estavam adequadas e me encaminhou para uma loja de fotografias. La' estava eu e mais umas vinte pessoas. Tirei as fotos novamente - paguei R$10,00 por quatro fotos - e voltei para o consulado. Eu ja' tinha uma senha, que a moca tinha entregue, entao so' entramos, sem parar em fila nenhuma.

   A bolsa passa pelo raio x e eu no detector de metais. Os eletronicos sao proibidos e fora do consulado existem "guardadores ambulantes". Mesmo que tu nao confie, nao ha' outra opcao. Entao deixei dois celulares com eles e paguei R$8,00 por isso. Depois seguimos para o segundo andar, onde sao feitas as entrevistas para vistos de imigracao.

   Chegando la, passamos pela primeira mesa, com a mesma moca que conferiu a documentacao na rua e outra ao lado dela. Ela entrega uma folha com as instrucoes de como organizar a documentacao e outra para ser preenchida, com dados simples. Sentamos, preenchemos e organizamos a documentacao. A ordem pedida e' a mesma que esta no site. Eu organizei toda a minha documentacao em plasticos, mas na hora, e' preciso tirar tudo. Mesmo assim recomendo, pois ajuda a se organizar. Depois de preenchido tudo, as mocas comecam a chamar as pessoas - por ordem de chegada - para conferir documento por documento.

   Apos esta verificacao, elas pedem que aguarde, na mesma ordem, para a entrada nas cabines. A nossa vez, foi la' pelas nove da manha. Entramos, Alex e eu, numa cabine com isolamento acustico e separados do atendente, por um vidro. A comunicacao foi atraves de microfones e este rapaz era brasileiro. Ele estava com o nosso processo, o que a USCIS enviou, com um lindo carimbo vermelho "APPROVED". Olhou documento por documento, do processo e os que eu levei. Fez algumas perguntas sobre os mesmos, pediu que assinassemos os papeis e aguardassemos no local anterior. Isto durou cerca de dez minutos.

   Voltamos para a sala de espera e ja' comecamos a interagir com todo o pessoal que estava na mesma situacao. Muitas meninas, cerca de quatro rapazes e os que estavam acompanhados dos noivos(as) americanos, eu e mais dois. Entao comecamos a aguardar a chamada para a tao temida e esperada entrevista. Uma das mocas explicou que deveriamos aguardar o sinal, que seriamos chamados pelo numero de nossa senha e que, nao existia uma ordem, era aleatorio.

   A primeira pessoa chamada foi um dos homens e sua entrevista com o consul durou aproximadamente cinco minutos. Sim, five, cinco, 5 minutos. Saiu com a aprovacao. O proximo, foi um casal, que conhecemos no consultorio medico. Ela americana, ele bahiano. Ficaram na salinha por mais de uma hora. O suficiente para criar um clima tenso em todos nos que esperavamos. Sairam de la depois de muito tempo e alguns problemas que nao descobrimos, mas com a aprovacao. Nossa senha era a 506 e por enquanto eles tinham chamado o numero 498 e 499. Depois pularam para 501, 503 e 507. As entrevistas seguintes foram rapidas e todas aprovadas. O clima foi amenizando e e' legal se interar das diferentes historias. Se cria um ambiente de cumplicidade e torcida.

   Depois do 507, foi a nossa vez. Entramos juntos. Cuprimentei o consul ou sub consul, nao tenho bem certeza da atividade dele, sentei e ele pediu para que eu deixasse minhas impressoes digitais. Fiz o juramento. E as perguntas comecaram. Foi tudo simples, muito formal e rapido. As perguntas foram: Onde nos conhecemos, quando, como mantivemos contato por todo o tempo que estivemos separados, quantas vezes eu estive nos Estados Unidos, quantas vezes meu noivo veio para o Brasil depois que comecamos a namorar. Ele olhou nosso processo, as fotos que tinhamos enviados a USCIS e comecou a escrever no computador. Este tempo, por mais curto que seja, foi tenso e pareceu uma eternidade. Ate' porque voce nao sabe o que esta' acontecendo. Quando ele parou de digitar, olhou para nos e disse: Bom, o visto foi concedido, voces podem falar com as mocas do balcao que elas informam como proceder com o passaporte. Assim, com um forte sotaque americano. A entrevista foi toda em portugues e durou cerca de dez minutos. As outras provas de relacionamento que levamos, ele nao pediu ou olhou.

   Demos um selinho, um sorriso e saimos felizes. As mocas nos instruiram e descemos ate o guiche do Correio dentro do proprio consulado. Nossa maior preocupacao era a rapidez com que chegaria o passaporte, entao optamos pelo Sedex 10. Pagamos a taxa e saimos de la' ao meio dia, felizes e aliviados!


16 comentários:

  1. Adorei esse post!!!!! :) Tô adorando saber das suas experiências, menina! Tatiiiiiiiiiiiiiiiii, estou com muita ansiedade, e com medo! Quero que o dia cguege logo, mas ao mesmo tempo estou com medo, hihi...dá para entender? :p haha....
    Beijinhos, aproveita aí!!! :)

    ResponderExcluir
  2. E como entendo, Tacia!!!
    Sabe que eu estava muiiiiito ansiosa e nervosa. E eu tinha muitas coisas pra resolver... Minha viagem tava perto, meus gatos, fechar o meu apto, muitas coisas!!! Mas quando sai' do consulado, tudo se acalmou. Foi uma das melhores sensacoes que tive. Como se nada mais me preocupasse. Fiquei calma ate' a manha do meu embarque.
    Mas tenta ficar calma. Sei que da' mt ansiedade, mas la tu vai conhecer muitas outras pessoas na mesma situacao e mesmo que tu passe um dia la', a probabilidade de dar errado e' muito pequena.
    Vai com fe' que vai dar tudo certo!!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Tati(posso chamar assim?), legal saber da sua experiência lá no consulado, pra mim ainda falta um bocado de tempo, mas eu ando tão preocupada com isso, mas é tão bom saber que deu tudo certo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Claro que pode me chamar de Tati, ate prefiro! Rsrsrs

    Fica tranqüila! Passei por toda essa angustia, mas no final da! E vai ser assim ctg tb!

    Boa sorte!

    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhh Tatii, quase esqueci!!! Como estão os seus peludos?? Sei que vc ama gatos, e tem duas coisas fofas! Deu tudo certo?
    Menina, vou morrer de saudades das minhas meninas! Nesse friozinho elas estão dormindo comigo AS DUAS, eu amanheço toda torta e doloria, mas amo que elas ficam comigo a noite inteira. Não quero nem pensar em me despedir, que me dá vontade de chorar!

    ResponderExcluir
  6. Tati,nem esquenta com esse lance do de ficar sem acentos,ou cedilhas o meu telhado do notbuque(notebook)é americano,porem quando eu escrevo automaticamente eles me corrigem(sei la como fiz isso,mas tem correção como se fosse no word).Bom mas esse não é o caso a discutir né kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ai que legal que seu noivo foi com você, até onde eu sabia, não podia entrar ninguém mais na entrevista a não ser o entrevistado,que legal que pode sim entrar o noivo,agora mais do que nunca quero que meu noivex vá comigo no Consulado.
    Que bom que foi tranquila sua entrevista,espero que a minha seja assim também,pois só o fato de estar perante autoridades(consul) que podem definir a sua viagem com um sim ou não, já nos causa tensão!
    Agora vou esperar,a novas postagem...A fiquei curiosa com o que passou no aeroporto !beijos Tati

    ResponderExcluir
  7. Tacia! Eles estão se adaptando mt bem! Gato e difícil mesmo, mas ontem eles estavam correndo pela casa, o que e um bom sinal!

    Aline! Vai dar tudo certo e logo conto o sufoco que passei na minha vinda!

    Bjos gurias

    ResponderExcluir
  8. Olá Tati..
    Como vai por ai?!
    Adorei o post =)
    Não a hora de passar por tudo isso ainda bem que acabou né?!
    Então conte a nós como foi a sua viagem e dos gatinhos =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Tati, tudo bem ?

    Que conscidencia eu tbm estava lá no dia 28 de junho ... Estava com a minha filha, a minha entrevista foi super rapida e todos ate se assustaram. Voce ja esta nos EUA?

    ResponderExcluir
  10. Oi Thabata!

    Lógico que me lembro de ti!

    Já estou nos Estados Unidos! Cheguei aqui há 10 dias! Logo escrevo sobre isso!

    E tu?

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Oie! Estou esperando meu dia da entrevista também! Foram quantos dias desde sua aprovaçào na entrevista até vc receber o visto sem sua casa pelo sedex? Quanto voce pagou?

    ResponderExcluir
  12. Oi Fanny!

    Escrevi um post sobre isto! Da ima olhada no texto O Passaporte Chegou! Qualquer duvida, só perguntar!

    Boa sorte!

    Bj

    ResponderExcluir
  13. Meus parabéns pelo visto aprovado!Com ctz é uma grande felicidade tanto para o noivo qto pra noiva! Já saíram para comemorar?

    Bjos!

    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Tati, obrigada por relatar tudo aqui.
    Que ótimo saber que já está com o seu amor. Minha entrevista é agora em Agosto e estou mega ansiosa. Parabéns de novo! E muita, muita felicidade para vocês!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Tati!!
    Tudo bem por aí?
    Estou escrevendo para te contar que meu visto foi aprovado na última 6a feira!! Estou muito feliz, queria te agradecer pela ajuda que vc me deu sobre minhas muitasss dúvidas! :p´

    Beijinhos e obrigada!:)
    Tacia

    ResponderExcluir