domingo, 3 de julho de 2011

Lista de Documentos para a Entrevista

   Antes de eu escrever sobre a entrevista, contando o máximo de detalhes que eu puder, vou relembrar a lista de documentos necessários e dar algumas dicas.

   Todas nós começamos a pensar sobre os documentos quando recebemos a data da entrevista e acessamos a lista do que é preciso levar. E sim, isto é bom! Assim que eu pude, fui providenciando alguns itens e os últimos formulários preenchi uma semana antes da minha entrevista, junto com o meu noivo. Eu, por sugestão de um outro blog que lia, separei uma pasta e um saquinho plástico para cada documento pedido. Realmente isto ajuda muito para a organização e segurança, mas na hora da entrevista, todos os papeis devem ser tirados de plásticos ou pastas. De qualquer forma, sugiro esta técnica.

   Então, na minha pasta amarela, dentro de cada saco continha uma folha com o título do que estava ali e atrás, os documentos. Tudo na ordem pedida pelo consulado! Vamos conferir?

  1. Duas fotos 5x5 ou 5x7*
  2. Passaporte com até oito meses de validade
  3. Taxa de pagamento do visto no Citibank
  4. DS-230 Preenchida somente a Part I
  5. Duas cópias do DS-156 preenchido online com o código de barras**
  6. DS-156 K
  7. DS-157
  8. Declaração sob Juramento
  9. Certidão de Nascimento Original e uma cópia
  10. Atestados de Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública***
  11. Documentos de Responsabilidade Financeira do seu noivo(a) - I-134 + anexos
  12. Laudo do Exame Médico (Envelope Lacrado)
   * Sobre as fotos, conto que tirei duas vezes e mesmo assim, no dia da entrevista, pediram que eu tirasse novamente pois uma orelha minha aparecia mais do que a outra. Minha dica: Prendam o cabelo com um rabo de cavalo, esqueçam vaidade e mostrem bem as orelhas!!!! As duas!!! Sem esquecer das outras exigências feitas, que estão no site.
   ** É importante lembrar que o formulário DS-156 DEVE ser preenchido online. Vi duas pessoas voltando pra casa sem ter nem a chance de mostrar o resto dos documentos pois simplesmente imprimiram e preencheram as questões sem emitir o código de barras exigido.
   ***Sobre os atestados de antecedentes criminais, eles PODEM ser emitidos pelos sites destes órgãos. Não é necessário ir até a sede da polícia. E lembre que você deve levar um atestado da Polícia Federal e tantos atestados da Secretaria de Segurança Pública quantos Estados você já residiu por mais de seis meses.
   
   Além destes documentos, separamos mais uma pasta, com as provas de relacionamento. Aqui, levei um álbum de fotos nossas com legendas, contas de telefone, e-mails trocados entre nós dois e com a família do meu noivo, passagens e reservas de hoteis. Estas provas nem sequer foram pedidas, mas vale levar no caso de que seu relacionamento seja  questionado.

   Dos documentos, não assinei nenhum. Preferi fazer tudo no momento da entrevista, pois não tinha certeza de que teria que fazer na presença de alguém do consulado.

   Depois de separar, preencher, organizar tudo, não esqueça de revisar toda a papelada novamente. E quando chegar no Rio de Janeiro, antes da entrevista, revise mais uma vez, ou quantas vezes forem necessárias para a sua segurança. Sei que pode parecer neura, mas pelo menos, assim, deu tudo certo comigo!

   BOA SORTE PARA TODOS!!!


18 comentários:

  1. Sobre a declaração de juramento tem que ser,uma dos dois?Ou somente minha?Outras duvidas...
    Os campos que nao sem aplicam,todos forem preenchidos por vc com N/A ou teve alguma que nao?Voce comentou que o DS-230 'e para somente assinar a parte I,no entanto deve imprimi ele todo e leva?ou pedir quando for tirar minhas fotos pra mulher que eu quero fica igual o dumbu,com os orelhões a mostra por completo hehehehehe
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline!

    Vamos lá...

    A Declaração Juramentada é só uma, para você, eu levei em branco, preenchi e assinei na hora.

    Não botamos N/A em tudo não... Datas não foram colocadas, quando era referente à família, no nosso caso eu não tenho filhos ou outros dependentes, colocavamos o N/A somente na prmeira opção. Usamos um pouco o bom senso e não tivemos problemas.

    Sobre o DS-230, imprimimos e levamos o formulario todo, mas só preenchemos a primeira parte.

    E sobre as fotos, eu tenho o cabelo de curto pra médio, mas mesmo assim dei um jeito de fazer um rabo de cavalo. Sim, fique como o Dumbo, que não tem erro! hehehehe

    Se precisar de mais alguma dica, fique à vontade!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Tati, tô amando os seus posts! parabéns pelos clareza na escrita, está me ajudando muito. Obrigada pelas dicas. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho, Tacia querida! Estou tentando ser bem clara pois sei como e importante para quem ainda nao passou por isso! Qualquer duvida, é só perguntar! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem esclarecido Tatiana!Parabéns!
    Está ajudando muito mesmo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Parabéns pelo visto!!

    Minha entrevista é dia 12 de julho (daqui a 2 dias! yay!) e estou super ansiosa... acabei de surtar ao achar que teria que ir nas sedes tirar os atestados de bons antecedentes, mas me aliviei ao saber que nao vou precisar! ja tinha tirado pela internet antes...


    La nao pode entrar com equipamentos eletronicos ne? como vc fez com sua bolsa? (presumindo que vc tem celular e etc)

    e o tempo de atendimento? vc ficou la o dia todo?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Dane!

    Vai dar tudo certo! Fica tranqüila!

    Sobre os eletrônicos, realmente não pode entrar com nada, então tem um pessoal estrategicamente na porta do consulado, que "aluga" espaços para guarda. Eu estava com dois celulares e paguei R$8,00. A bolsa, entrei com ela, que passou no raios e eu, no detentor de metais.

    Minha entrevista estava marcada para as 7:15. Cheguei lá as 6:45 e fiquei ate o meio dia. Va preparada!!!!

    Uma ótima sorte!

    Bj

    ResponderExcluir
  8. Ai que emoçãaaaooo!!! Estou no RJ já! minha filha de 5 anos tb veio pois ela irá me acompanhar aos EUA(child of k1). Agora estou revisando todos os docs! Amanhã pretendo chegar lá as 6.30 pra ser atendida rápido (é por ordem de chegada, né?)!

    Obrigada pela resposta!!

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Boa sorte, Dane!!! Vai dar tudo certo! Bj

    ResponderExcluir
  10. Tatiana, seu post foi super útil pra mim, eu tava mesmo procurando por essas informações. só uma dúvida que eu tenho, não sei se você vai saber me esclarecer, quanto ao atestado da segurança pública e da polícia federal, você tirou eles com quanto tempo de antecedência da sua entrevista? E você precisou autenticar ou algo desse tipo?
    Beijinhos e obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  11. Monique!
    Posso ajudar sim!!!

    Os atestados acho que tirei com um mês, um mês e meio de antecedência! Mas não se preocupa que eles tem validade, se não me engano de 3 ou 6 meses. Então isto que conta.

    Peguei os meus pela internet e tive a mesma duvida sobre a autenticação. Eu autentiquei pelo site, na mesma hora que os peguei. Mas mandei um email pro consulado e eles disseram que não era necessário. Nem levei a autenticação.

    Espero ter ajudado! E qualquer duvida mais, da um grito!

    Bjosss

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Tati, pode deixar que eu grito sim...rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Tati agora é pra valer,e hora de encher o saco de vcs meninas que passarm ja pelo k1.Bom saiu ja meu noa2 e gostaria de saber quais sriam esses anexos que que serao entregues juntos com o form I-134,que tipi de provas podem ser?Como seu noivo as fez?

    Documentos de Responsabilidade Financeira do seu noivo(a) - I-134 + anexos

    ResponderExcluir
  14. Tati, pode me ajudar???? O que seria essa declaração sob juramento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackie. Claro que posso!!!
      Essa declaração é um pequeno texto seu, dizendo que se compromete a casar no prazo estipulado, quando chegar nos Estados Unidos, em inglês!
      Qualquer dúvida, pode me escrever!!!
      Boa sorte!
      Um abraço

      Excluir
  15. Obrigado Tati,

    é, eu estou cheia de dúvidas, ele deve começar o processo no Sábado lá. Estamos empolgados! Eu não sei o que fazer. O que eu posso adiantar aqui ou devo esperar? Minha certidão de nascimento tem que ser traduzida para inglês? aiaiai rs desculpa....parece tudo um pouco complicado. Abs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackie!
      Iniciaram o processo? Empolga, né?
      Olha, vai adiantando teus documentos, passaporte, fotos, o que puder, porque em cima da hora a gente fica muito nervosa.
      A certidão não precisa ser traduzida não. Mas a dica que eu dou é: se tiver como, traduz com alguém certificado. Aí no Brasil pra este processo não precisa, mas depois que você casa, aqui nos Estados Unidos, você vai entrar com o processo de mudança de status e aí sim você vai precisar da sua certidão traduzida por uma pessoa juramentada. Eu tive que ir atrás de alguém aqui pra fazer isto!
      Vai com calma e boa sorte!!!

      Excluir