segunda-feira, 16 de maio de 2011

Os Longos e Intermináveis Prazos

   Quando optamos pelo K1, o prazo estipulado pela USCIS e outras consultas que fizemos, era de três meses. Pelos nossos cálculos, em fevereiro eu já estaria em Miami, em março nos casaríamos e em abril faríamos nossa lua de mel. Mas estas datas estavam super otimistas, sendo que, ainda nem sei a data da minha entrevista de visto.

    Sim, volto a falar, que se paciência é algo que não tens na vida, tu aprende a pelo menos desenvolver um pouco. Os dias passam e as mudanças no processo não acontecem. Isto é normal. Já no início de janeiro, descobrimos que os prazos do escritório onde estava o nosso pedido, Vermont, eram de cinco meses. E então, começamos a repensar nas datas que estávamos organizando.

   Quando se recebe a carta da USCIS e o número do seu processo, é possível acompanhar via site o status do seu caso. É só digitar o número recebido e verificar em que ponto ele se encontra. O primeiro passo é a Aceitação/Acceptance, que é o dia em que eles recebem a sua correspondência e quando eles aceitam ou rejeitam, caso haja alguma inconformidade. Este passo leva dois dias úteis. E abaixo do ícone do título, eles afirmam que recebram o seu processo, a data e se ele está de acordo ou não.

   Após temos a Revisão Inicial/Initial Review e aí, podem deixar a compulsão das consultas diárias de lado, e dar um tempo para a sua cabeça. Nesta fase,  onde eles analisam cada documento, cada prova, cada formulário, foram longos e cansativos meses, sem nenhuma vírgula mudada. Nossas visitas ao site eram diárias, até que decidimos tentar evitá-las e seguir com a vida. Nesta altura, eu já tinha comunicado no meu trabalho que sairia, por volta de maio e tentava, em vão, não criar expectativas maiores.

   Janeiro se foi, tentávamos não perder a esperança de que as coisas se resolveriam antes do prazo estipulado. Nada. Este foi um tempo muito difícil. Alex e eu não queríamos gastar com mais uma viagem. Nossa ideia inicial era um encontro somente no momento da entrevista no consulado, mas o tempo passava, a saudade aumentava, as conversas via skype começam a ficar cansativas e as contas de telefone altas. (Depois quero escrever um post sobre as alternativas que criamos para uma comunicação mais eficaz e barata) Então decidimos nos ver mais uma vez, depois de 66 dias. Ele foi embora no dia 20 de fevereiro e as coisas continuavam iguais.

   Março passou e sabíamos que no dia 19 de abril teríamos o prazo estourado. Eu também me cadastrei no site da USCIS para receber por e-mail qualquer update do nosso caso. Mas confesso que isto, no fundo, não fez a menor diferença para mim e mais tarde foi o que me fez descobrir a aprovação. Me cadastrei, mas continuava a consultar o site diariamente. As primeiras semanas de abril foram exaustivas e eu, pouco otimista que sou, gastei o equivalente a uma vida de energias positivas ali. Sem resultado. A partir do dia 15 de abril, já cogitávamos um certo atraso na decisão da Imigração. E por muitas vezes, me passou pela cabeça, rejeição ou pedido de novas provas.

   Passado o tempo, eles podem sim, pedir maiores explicações ou provas que confirmem a veracidade da relação e daí, é mais tempo esperando. Mas não foi o que aconteceu conosco. Dia 18 de abril, um dia antes de vencer o prazo estipulado, fiquei o dia inteiro consultando o site, sem mudança qualquer. No dia seguinte, acordei e sem conseguir explicar, não chequei meus e-mails como de costume. Fui pro trabalho e também não entrei no site, estava meio desesperançosa. Quase nove horas da manhã, lembrei de ler os meus e-mails e ali estava o tão esperando comunicado da USCIS, às 05:38 am. Até então, não tinha lido o conteúdo e já tremia tanto, que não tinha nem coragem de abrí-lo. Mas a curiosidade era maior e para a nossa felicidade, o e-mail dizia que nossa petição estava APROVADA! Entrei correndo no site, confirmei e liguei pro Alex, infinitas vezes até acordá-lo e dar a boa notíca. Enfim, depois de certos 5 longos meses, os Estados Unidos da América aceitaram o nosso pedido de amor!


5 comentários:

  1. Olá Tatiana tudo bem?
    Sou mais uma na lista de espera pelo K-1, posso te seguir querida?
    Adorei seu blog, muito bem explicado =)
    Tenho umas dúvidas que é normal..
    Vejo que ficou muito nervosa na lida do email imagino a emoção, imagino eu nossa...
    É difícil esperar por tanto né?!O que você é verdade dá um tempo e deixar rolar ...mesmo olhando todo os dias o site mas é irresistível...
    Você contou com a data que eles receberam Revisão Inicial/Initial Review??

    Abraços!
    meu email de contato: cintiacarla21@gmail.com
    Ainda não tenho blog...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    Obrigada pelo carinho e adorei saber que está seguindo o blog!!!!
    Estou chegando do Rio agora, no RS e vejo seus comentários. Amanhã vou escrever um post sobre a consulta, exames e a entrevista e também respondo suas dúvidas, ok? Porque estou mega cansada e congelando por aqui! Mas fique tranquila que mantenho contato!
    Boa sorte pra você!!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Cintia.

    Contei a partir do dia que eles receberam o processo, dia 19 de novembro. A aprovação saiu dia 18 de abril. Mas na entrevista conversei com várias meninas que estavam na mesma condição e algumas demoraram mais tempo... Quanto tempo faz que vc encaminhou os seus papeis?
    Qualquer dúvida, estou à disposição!!! Pode me escrever!!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati como está??
    Anda meia sumida..creio que está muito ocupada..No conte como foi sua chegada gostariamos muito de saber...
    Eu estou sempre lendo seu blog pra assim sempre lembrar das suas dicas e aqui lendo vejo que me deixou uma pergunta sobre o meu processo ( tempo).Ontem 14 de agosto faz dois meses, essa data eu conto pois assim está no site do USCIS.Voces contaram com essa data também?

    Super Abraços!!

    OBS: como estão seus gatinhos?

    Beijos!

    ResponderExcluir